O "inverno cripto" é um termo utilizado para descrever períodos em que o mercado de criptomoedas, como o Bitcoin, enfrenta uma queda prolongada de preços e atividades. Quando o inverno cripto termina, pode haver implicações fiscais para aqueles que possuem ou negociam criptomoedas.
Será que chegamos ao fim do "inverno cripto"? espero que sim.
Bem vindo bull market!
Veja como isso pode afetar seus impostos de Bitcoin:
Ganhos de capital
Se você vendeu Bitcoin ou outra criptomoeda depois que o inverno cripto terminou e os preços aumentaram, é provável que você tenha realizado ganhos de capital. Esses ganhos são tributáveis e você deve declará-los na sua declaração de imposto de renda. Dependendo do tempo que você manteve a criptomoeda antes de vendê-la, os ganhos podem ser maiores ou menores afetando assim imposto aplicável.
Perdas de capital
Se você vendeu Bitcoin ou outra criptomoeda durante o inverno cripto e sofreu perdas, você deve registrar essas perdas na sua declaração de imposto de renda, pois essas baixas afetam diretamente seu saldo em estoque, possivelmente, reduzir seu custo atual e ampliando o imposto futuro.
Lembre que CMV (custo da mercadoria vendida) é uma conta básica:
Valor de venda – Custo calculado = Lucro/perda
Mineração de criptomoedas
Se você minerou Bitcoin ou outras criptomoedas, os ganhos obtidos com a mineração também são considerados renda e podem ser tributáveis. Com o fim do inverno cripto, a mineração pode se tornar mais lucrativa devido ao aumento dos preços das criptomoedas, o que pode resultar em uma maior renda tributável.
Recebimento de criptomoedas como pagamento
Se você recebeu Bitcoin ou outras criptomoedas como pagamento por bens ou serviços, isso também é considerado renda e deve ser declarado no imposto de renda. O fim do inverno cripto pode afetar o valor das criptomoedas que você recebeu, o que, por sua vez, pode afetar o valor da renda tributável.
Exemplo, se você recebeu a um preço “x”, o valor tributado no seu carnê leão em tabela progressiva é um, e o ganho de capital, submetido a outra alíquota e tabela, é justamente a diferença entre o valor da venda menos o valor de entrada no seu estoque quando do recebimento.
Para finalizar, quando os preços aumentam, você vai se dar conta daquela questão básica que sempre pensamos no bitcoin e demais criptomoedas:
Planejamento tributário para pagar menor imposto possível em futura realização com o próximo bull market.
Presta atenção, se você é daqueles que deixou tudo parado, não declarou, esperando reação do mercado cripto, essa reação chegou! Não sabemos até onde vai, mas certifique-se de saber o que fazer para diminuir sua carga tributária.
Vem comigo!
Aproveite e acesse o conteúdo anterior para verificar as orientações constantes no Perguntão 2023.
Leia também artigo - Dicas para declarar seu bitcoin e outros criptoativos no IRPF2023! e 10 Dicas para declarar seu imposto de renda!
Entenda quais as demais informações são disponibilizadas na declaração pré-prénchida!
Para ver nosso passo-a-passo simplificado, para o investidor de criptoativos clique aqui.
Lembre-se também que o prazo de entrega esse ano é até 31/05/2023.
Quer saber mais? Aguarde nosso e-book versão 2023!
Vem comigo para mais!
Siga no Twitter
https://twitter.com/declarandobtc
Curte a página no Facebook
Acompanha também no Instagram
https://www.instagram.com/declarandobitcoin/
Telegram
Tik Tok
https://vm.tiktok.com/ZMdo9X2W8/
https://www.linkedin.com/in/ana-paula-rabello-declarandobitcoin/
Youtube
Chama no whats 📲 + 55 (51) 99893-2200
Comments